quarta-feira, 2 de março de 2011

Programa Nota Legal DF - Voltando aos trabalhos

Caros, desculpem a demora, mas esse mês foi bastante difícil lá em casa..esposa doente, crianças doentes, idas e vindas a hospitais, médicos, etc..Graças a Deus, tudo certo agora..

Além disso, passei o mês perguntando para as pessoas como tinham ido no Nota Legal, etc..Percebi muitas pessoas pedindo o CPF.

Essa semana recebi um e-mail de um colega de trabalho bem interessante. Provavelmente ele nem conhece o blog, mas ele reuniu várias dicas interessantes. Se ele autorizar, publico aqui.

Bom, pra (re)começar os trabalhos, creio que vocês estão com os mesmos problemas que eu: hoje vou levar à SEF/DF quase 100 notas, datadas desde Outubro/2010 !!

Essa demora ocasionou o seguinte problema: várias notas ficaram impossíveis de ler, pois o material ou a tinta, sei lá, do cupom fiscal de algumas empresas é péssimo.

Minha sorte é que algumas delas eu ainda lembrei de tirar cópia antes que apagasse.
Entretanto, várias outras se apagaram em informações importantes como o COO ou o CPF..
Vamos ver o que a SEF dirá sobre esses documentos, pois na época do registro ainda estava legível...

Ah! Estou pensando em rever a questão das empresas que geraram ZERO de crédito num certo mês. Está muito trabalhoso consolidar as informações que vocês enviaram sobre os meses de Agosto a Novembro/ 2010. Gostaria de alguma sugestão para facilitarmos o trabalho. Ainda não encontrei uma solução melhor..

10 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Não conhecia e, pra falar a verdade, nem acreditava muito nesse programa. Mas, quando vi que tinha um crédito razoável no meu CPF, mesmo sem me importar, virei o maior garoto propaganda deste programa!

    Eu ainda tenho algumas dúvidas:
    1) o Cupom Fiscal substitui a nota fiscal para efeito do programa?

    2)Como é a regra que tem na lei, quando fala "até 30% do ICMS"... Nunca entendi isso direito, pois fica muito vago, pelo menos nesta passagam:
    Art. 3º O beneficiário do programa, adquirente ou tomador, fará jus ao valor de até 30% (trinta por cento) do ICMS ou do ISS efetivamente recolhido pelo estabelecimento fornecedor ou prestador.

    Grato pelas ajudas!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se foi só comigo...
    Quando abri o site pra ver o mês de jan/2011 só tive 9 registros. Tive que abrir reclamação em mais de 30 casos. Será q as empresas não mandaram o LFE ou o GDF nao registrou o recebimento dessas informações? O estranho é que são empresas q sempre compro e isso nunca aconteceu antes.

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa! acabei de receber o IPVA 11 sem desconto de 5% na cota única. Liguei para a sefaz e a atendente Flávia disse que esse ano não seria concedido o desconto.

    ResponderExcluir
  4. Amigo,
    Que bom que o blog retornou!

    Melhoras para sua esposa e crianças!


    fernando

    ResponderExcluir
  5. Caro Gulherme, bem vindo ao Blog ! Sim, o cupom fiscal substitui normalmente a Nota fiscal. Na verdade é até melhor, porque no caso de Nota Fiscal você precisa ficar atento ao modelo: 2 para venda (ICMS) e 3 para serviços (ISS). Se a empresa emitir a nota errada, você perde o crédito. A desvantagem é que o Cupom Fiscal as vezes se apaga e perdemos algumas informações para registrar a reclamação...

    Sobre o percentual de 30%: esse é o valor TOTAL dos créditos a serem distribuídos aos consumidores que indicaram o CPF nas notas, por mês. Mas há outros limites. Ver os seguintes posts: http://notalegaldf.blogspot.com/2010/05/programa-nota-legal-como-se-da-partilha.html

    http://notalegaldf.blogspot.com/2010/04/por-que-determinadas-compras-geram-r.html

    http://notalegaldf.blogspot.com/2010/05/nota-legal-df-boicote-ao-programa.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Bombom ! De fato também percebi uma diminuição das notas enviadas. Já percebemos que isso varia mês a mês. No meu caso, cerca de 20 notas de um total de 80 apareceram...Perdi 30 minutos registrando as reclamações...Também...a SEF não aplica uma única e miserável multa desde Abril de 2010 !! Como eles esperam que as empresas mandem os dados ??

    Quanto ao desconto de IPTU e IPVA é lamentável. Eu costumo reservar uma parte do 13º para pagar à vista esses impostos e receber o desconto. Esse ano é melhor parcelar mesmo ,né ??

    Grande Fernando ! Obrigado ! Pô que mês difícil...mas agora a coisa anda !! Vou tirar o atraso !!

    ResponderExcluir
  7. Tb tive que reclamar 25 notas pq não constavam lá no site. O estranho é que novamente empresas que sempre compro não enviaram as notas...

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente, parabéns pela iniciativa de montar e manter o blog atualizado! Em relação às empresas que não geram crédito, pq vc não coloca as informações em uma planilha excel? Dessa forma, ficaria fácil a inclusão de informações, bem como a consulta pelos usuários.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lidiane ! Bem-vinda ao Blog ! Vou ver como fazer isso para que fique fácil de consultar.

    O que tem dado trabalho é juntar todas as que geraram ZERO de crédito num certo mês, porque os leitores do blog mandam todos os meses vários casos. Agora que não teremos muitas novidades, vou tentar atualizar a lista e colocar em Excel. Valeu a dica e qualquer dúvida é só perguntar !

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo Blog. Já perdi muitas notas por falta de informação mesmo. :( não sabia que deveria acompanhar, parto do pressuposto que o programa deveria ter ferramentas eficientes para tal controle de envio por parte das empresas. Bom, a realidade é que tenho muitas notas não lançadas e não consigo fazer as tais reclamações, pois uma janela se abre dizendo que está no banco de dados da SEF. Não satisfeita, liguei lá e a atendente me assegurou que elas vão ser creditadas. Eu ainda reforcei a pergunta: Tem certeza? Ano passado ocorreu o mesmo, banco de dados da SEF = muitas notas não creditadas. Como não sabia como agir, ficou por isso. Este ano vou encher o saco desse pessoal. É programa de incentivo ou Não????

    ResponderExcluir